terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Velejadores chegam ao Delta, em Luis Correia


Velejadores de várias partes do mundo chegaram ao Delta da Amarração, na Foz do rio Igaraçu, em Luís Correia, às 6h desta segunda-feira (21). É a 17ª Edição do Rally Ilhas do Sol, evento náutico internacional que acontece anualmente e reúne, ao todo, 26 veleiros e cerca de 80 tripulantes da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Irlanda do Norte, Luxemburgo, Noruega, Suécia e Suíça. A expectativa é que os velejadores europeus permaneçam no litoral piauiense por uma semana. O objetivo do Rally Ilhas do Sol, que não é competitivo, é proporcionar o conhecimento de novos destinos e entrar em contato com povos e culturas diferentes das regatas em geral, que seguem a rota tradicional da Europa para o Caribe.
Entre os participantes da 17ª Edição do Rally Ilhas do Sol está o casal Michel e Mariette Dumont. Naturais de Luxemburgo, eles já haviam realizado viagens pelos mares europeus, mas nunca tinham enfrentado uma aventura tão grande e uma viagem tão longa quanto esta. “Fazia um tempo que não viajávamos. Então, resolvemos deixar nossa casa em Esch-sur-Alzette e participar. Há meses, estamos no mar e podemos dizer que estamos satisfeitos. Percorremos algumas cidades do litoral nordestino, mas o que mais nos impressionou foi o litoral piauiense porque ele é muito verde e bonito”, comentou o veterinário Michel Dumont, a bordo do veleiro Maus Katti.
A 17ª Edição do Rally Ilhas dos Sol teve início em outubro e os navegantes já passaram pela Ilha da Madeira (Portugal), Ilhas Canárias (Espanha), Marrocos, Senegal , Cabo Verde, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Fernando de Noronha e Salvador. No Brasil, além da capital baiana e de Luís Correia, os velejadores ainda visitarão a Ilha de Marajó e Belém.
O gerente de Projetos e Investimentos da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), Francisco Correia, acompanhou a chegada dos veleiros a Luís Correia e destacou a importância do litoral afora. "Isso é muito importante para o desenvolvimento do turismo na região”, assinalou. De acordo com Francisco Correia, a intenção é atrair novos eventos semelhantes a esse para o litoral piauiense. “O turismo náutico ainda é uma novidade no Piauí e o objetivo da Secretaria do Turismo desenvolver esse segmento no litoral piauiense. Por isso, queremos atrair outros eventos dessa mesma natureza para Luís Correia”, observou.

FONTE: Cidadeverde.com. Fotos Alcides Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário